Tive a oportunidade de representar o Empreendedorismo Rosa no Share – um evento sobre mídias sociais e tudo que envolve a área como comunicação, marketing e boas histórias. Muitas coisas faladas pelos palestrantes confirmaram boa parte das práticas que já aplico com meus clientes, e isso é bom! Mas também pude aprender coisas novas, como na palestra do LinkedIn, com Cristiano Santos.

Fiz vários posts no Twitter, mas vou compartilhar aqui algumas das minhas anotações!

Palestra – Redes Sociais pra quê?

Com Nelson Leoni

– É importante pensar no lado humano das redes sociais. Estamos conectados à pessoas e não à aparelhos.
– Marcas precisam ser relevantes para as pessoas entregando algo que desejam.
– As mídias sociais devem ser consideradas em todas as áreas da empresa, não somente no marketing e comunicação.
– Ser relevante é conseguir impactar com o conteúdo certo, no momento certo o usuário certo!
– Personalizar sempre.
– Monitorar sempre.
– O bom atendimento é a cereja do bolo.

Palestra – Solução > Digital

Com Augusto Argenti

– O que o cliente quer comprar deve ter valor percebido.
– Quem não for bom perde espaço para quem tem melhor performance.
– Empresas precisam se valorizar como prestadoras de serviço.
– É mais valioso ter relacionamento do que ter apenas uma marca valiosa.
– A mudança de paradigma faz com que o valor do negócio se altere.
– Se seu negócio tem aderência ao mobile, está no caminho certo.

Palestra – Storytelling não é só modinha!

Com Bruno Scartozzoni

– Histórias são sempre sobre pessoas.
– Histórias fogem da rotina.
– Histórias sempre mostram processos.
– Histórias apresentam situações de desvantagem (conflito).
– Histórias vão do específico para o universal.
– Histórias não são sobre marcas e produtos, mas essas coisas podem fazer parte.
– Histórias capturam a atenção e engajam / são eternas / estão na moda

Apresentação da pesquisa sobre os profissionais de mídias sociais no Brasil

Com Luis Yassuda e Tiago Yonamine

Os dados podem ser encontrados aqui.
O que mais me chamou a atenção:
– O salário das mulheres é inferior ao dos homens.
– As mulheres têm uma pretensão salarial menor também (mulherada, bora mudar isso aí!)
– Os profissionais usam o Facebook para se informar, ou pesquisar conteúdos. Como assim? O Facebook não é tudo galera, apps como o Flipboard e outras redes como o Twitter, YouTube e Pinterest são grandes fontes de informação, assim como sites e blogs. Não podemos deixar de lado também os jornais e revistas.

Palestra – Mídias Sociais e a influência no processo de decisão do consumidor

Com Pedro Ivo Rogedo

– É preciso sair da visão de somente comunicação e entrar no campo do mkt.
– É um erro acreditar que as mídias sociais vão salvar um negócio em decadência.
– O objetivo não é ter uma fanpage (cheia de fãs), mas sim vender seu produto.
– Não consigo engajar com quem eu não conheço.
– É preciso fazer um diagnóstico sobre como a marca está hoje, quais os canais utilizados, etc.
– Nunca houve mídia grátis.

Palestra: LinkedIn, eu escolho você!

Com Cristiano Santos

Esta palestra foi tão divertida que eu acabei prestando mais atenção do que anotando!
Mas basicamente o Cristiano desmistificou o LinkedIn, mostrando que não é uma plataforma complicada – muito pelo contrário, ela é fácil de usar e fácil de engajar o público.
Algumas dicas básicas:
– Preencher o resumo, usar uma boa foto, participar de grupos, publicar conteúdo relevante, mudar o texto padrão quando adicionar alguém.
Em breve falarei mais sobre o LinkedIn, ok?

Palestra: Social Media em mega corporações: os desafios e vantagens

Afonso 3D

Esta palestra foi mais focada para os profissionais que trabalham dentro de empresas, mas algumas dicas são legais:
– Tenha uma estratégia para o cliente
– Faça testes
– Monitore e acompanhe os números
– Inove – saiba o que o mercado tem de novo.
– Faça o cliente feliz
Se o Share passar pela sua cidade, não hesite! O evento superou minha expectativa e foi incrível. Uma grande oportunidade para estar em contato com palestrantes de alto nível (e super acessíveis!), além de trocar ideias com gente que tá no mesmo barco.
Meus parabéns à organização e aos palestrantes, foi demais!

Vou fazer mais alguns posts sobre os assuntos em breve!

Conta pra mim nos comentários o que mais te deixa em dúvida na hora de usar as mídias sociais para o seu negócio!

 

mídias-sociais-para-criativos

Leave A Comment